A fé é uma opção estritamente pessoal que não se impõe nem exige. Por isso, o CPA abre as suas portas a todos, crentes ou não, e guarda o mais sério respeito pela consciência da pessoa. No entanto, não esquecemos o fundamento cristão que lhe deu origem e, por isso, aspiramos, em ambiente de total liberdade, a despertar a fé nos que não a têm e a manter um ambiente propício para que possam desenvolvê-la e aprofundá-la os que já são crentes.
Desejamos também que os professores e educadores respeitem e contribuam à sua maneira para educar nestes valores.
O CPA pretende facilitar aos seus alunos a passagem de uma fé sociológica e tradicional a uma fé pessoal e conscientemente assumida. Para isso, procuramos que a fé seja (re)descoberta na vida, livremente aceite como compromisso pessoal e vivida em comunidade.
O nome fundacional não é para o CPA um simples nome de pessoa conhecida, mas pretende assinalar a forma e o sentido de vida que propomos a uma sociedade necessitada de modelos de identificação.
Procuramos desenvolver uma pastoral coerente e antropologicamente significativa.
Para além disso, que impique uma explicitação da experiência de Deus, segundo a Espiritualidade Inaciana.
Por isso, a pastoral no CPA foi construída a partir de três aspetos que devem trabalhar-se simultaneamente em cada uma das etapas evolutivas da criança e do jovem.
Como o Evangelho cresce em terreno humanizado, uma das nossas preocupações deve ser partir dos valores e atitudes que partem dos direitos universais humanos e que nos fazem iguais em dignidade. Por isso há que trabalhar as disposições humanas que são necessárias para fazer uma leitura coerente das experiências que vão sendo vividas: interioridade, emotividade, sentimentos, intuição, entusiasmo, imaginação, surpresa, abertura, relações.
Abrange a passagem à transcendência, através do anúncio do Evangelho e da fé em Jesus, tendo em conta a cultura juvenil na qual este anúncio é recebido.
Acompanha, atende e cuida do crescimento na fé, tanto a nível pessoal como de grupo ou comunitário.
Que tipo de pessoa queremos formar?
Que termine a sua escolaridade como uma pessoa “equilibrada, intelectualmente competente, aberta ao crescimento, espiritual, compassiva e comprometida com a justiça no serviço generoso ao povo de Deus”, Pe. Kolvenbach sj
Queremos que as alunas e os alunos do CPA descubram e experimentem um Jesus humano, em total coerência com o projeto divino para a humanidade, que se nos revela como Amigo, Senhor, Caminho, Verdade e Vida.
Uma Igreja que é possibilidade de Reino aqui e agora. Uma Igreja que é comunidade, um grupo humano acolhedor e aberto a todos os corações; que indica o caminho, que perdoa e ajuda antes de julgar.
Uma Igreja que acompanha, serve, cuida e defende os que sofrem.
Numa dimensão apostólica, a Pastoral é responsável pelo envolvimento do colégio na ação evangelizadora da Igreja, em colaboração com a Igreja local.
Queremos transmitir uma fé que é vivência e opção pessoal. Uma atitude que engloba toda a pessoa (intelectual, emocional, afetiva). Queremos educar na construção da identidade pessoal e na interiorização, dando importância ao acompanhamento pessoal (cura personalis) de forma a que aprendam a discernir as suas próprias experiências à luz da fé.
Queremos transmitir uma moral baseada no Evangelho de Jesus que eduque as nossas alunas e alunos no amor, na justiça, na paz, no respeito, na fidelidade à dignidade humana, no serviço, na entrega, na gratuidade; que os torne atentos às questões da sustentabilidade e dos direitos humanos; que se desenvolvam como pessoas tolerantes, solidárias e capazes dum exercício cada vez mais pleno e consciente da liberdade. Queremos promover a audácia de amar e de ser amado na experiência quotidiana, e a gratuidade da entrega nos mais pequenos pormenores.
As linhas condutoras das experiências propostas pela Pastoral serão a prática do discernimento, a procura do “magis” (“o que mais conduza à glória de Deus e salvação das almas”), a vida relida e examinada à luz do Evangelho de Jesus (mais importante do que o que nos acontece, é o que fazemos com o que nos acontece). Quer isto dizer uma eterna e positiva insatisfação que nos empurrará sempre a querer sempre mais o que quer Cristo: o Reino, um Mundo justo, pacífico, habitado por uma única família humana.
A espiritualidade inaciana parte da convicção de que não podemos amar e servir a Deus, sem amar e servir a criação. Toda a realidade nos fala de Deus e em todas as coisas Deus deseja ser amado (mulheres e homens para os outros). Por isso, a pastoral começa, para nós, com a consciência da oferta de liberdade da parte de Deus e deseja chegar a uma resposta da criação a Deus.
Temos do mundo uma visão positiva, mas não passiva, na esteira da Laudato Sí (2015). "Dizer 'criação' é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado." (76)
"A fé permite-nos interpretar o significado e a beleza misteriosa do que acontece. A liberdade humana pode prestar a sua contribuição inteligente para uma evolução positiva, como pode também acrescentar novos males e novas causas de sofrimento." (79)
"Hoje, crentes e não-crentes estão de acordo que a terra é, essencialmente, uma herança comum, cujos frutos devem beneficiar a todos." (93)
ORAÇÃO EM FAMÍLIA | 30 min de oração com alunos e as suas famílias, de forma a marcar os tempos litúrgicos propostos pela Igreja ou alguma data especial vivida em comunidade. Do Jardim de Infância ao 2º Ciclo.
TEMPO + | Propostas de reflexão orientadas pela equipa da Pastoral, utilizando diferentes recursos (música, vídeo, visitas à capela no 1º ciclo) para despertar a sensibilidade dos nossos alunos para diferentes temas.
MOMENTOS COM JESUS | No Jardim de Infância, de 15 em 15 dias, as crianças são convidadas a descobrir como Jesus se faz presente e habita o nosso mundo.
MISSAS DE TURMA | A partir do 4º ano cada turma é convidada a preparar uma missa. Assumindo a animação de cada momento da missa (perdão, oração dos fiéis, ofertório, ação de graças, preparação do espaço, cânticos), os alunos expressam diante de Jesus, das suas famílias e professores, os seus pedidos, as suas preocupações, as suas alegrias e todo o Bem recebido.
DIA + | A partir do 5º ano, cada turma é desafiada a sair da rotina habitual e viver um ou dois dias fora do colégio, aprofundando as suas relações, a relação com o mundo e com Deus.
CAMPANHAS | Aproveitando os tempos litúrgicos da Igreja, propomos a toda a comunidade educativa gestos solidários para diferentes instituições. Assim, damos um sentido verdadeiramente fraterno ao caminho de Advento ou da Quaresma, contribuindo para um mundo mais justo e atento ao outro.
CATEQUESE (1ª COMUNHÃO E CRISMA) | Destinada a todos os alunos já batizados, oferecemos a proposta de preparação para o sacramento da Eucaristia aos alunos do 3º ano, e a preparação para o sacramento do Crisma aos alunos de 11º ano. Ao longo de cada ano, as sessões de catequese procuram ajudar os alunos e as suas famílias a crescerem na fé e a aprofundar a relação com Jesus.
PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA | Uma proposta especial destinada a todos os alunos de 11º ano, organizada em conjunto com a disciplina de Religião. Ao longo de 7 dias, os alunos mergulham na experiência de caminhar ao lado uns dos outros em direção a Santiago.
BANCO ALIMENTAR | Acompanhando as duas campanhas anuais, desafiamos os alunos e as famílias a colaborarem na recolha de alimentos em dois supermercados. Mais de 100 voluntários participam em cada campanha. Os chefes de equipa são os nossos alunos de Secundário.