Tomamos como nossos os desígnios de Pedro Arrupe, com os quais queremos marcar a vida dos nossos alunos, dando-lhes as ferramentas para que sejam protagonistas competentes e conscientes na construção de um mundo mais justo.
Neste sentido, pôr o aluno no centro do processo educativo não se esgota num anúncio formal, mas constitui-se como o foco de uma visão com implicações nas dimensões organizativas, metodológicas, didáticas e pedagógicas da escola e do trabalho do professor.
Totalmente alinhados com a pedagogia e a espiritualidade inacianas, encaramos a educação como uma viagem interior, onde o saber e o saber fazer são indissociáveis de aprender a ser. A ser Mais, à maneira de Inácio de Loyola.
Partindo da interioridade, de conhecer quem sou e de descobrir e aprofundar o meu lugar no mundo, procurar o encontro respeitoso, solidário e fraterno com o outro, que abre caminho para a relação com Deus, na progressiva descoberta e identificação com a pessoa de Jesus Cristo.
Os princípios que nos orientam assentam em paradigmas que resistiram ao tempo e persistem nos dias de hoje com novas roupagens.
Conceitos como a aliança entre os saberes, a educação dos afetos, o sentido social das aprendizagens, a corresponsabilidade pela preservação do planeta, a literacia do Oceano, o pensamento crítico, a cooperação, o valor da liderança e a promoção da justiça, ao serviço dos seres humanos, em particular os mais desprotegidos, são basilares, ontem como hoje, e independentes daquilo que o futuro poderá pedir a cada um dos nossos alunos.