Atividade orientada para alunos a partir dos 4 anos de idade, organizadas por classes em função do nível de aprendizagem e da idade; tem como objetivo proporcionar uma formação integral, motivadora e multilateral.
A ACC cinema pretende promover o desenvolvimento social, intelectual, psicomotor e emocional das crianças, encorajando a sua criatividade e motivação intrínseca.
As atividades associadas à criação de um filme são fortemente integradoras, convocando as dimensões da palavra, do movimento e da plástica, tornando-se por isso cenário privilegiado de aprendizagens e de desenvolvimento de competências fundamentais como a colaboração, comunicação, criatividade e o pensamento crítico.
As crianças serão desafiadas a criar e desenvolver um filme, percorrendo todas as etapas da sua criação técnica e artística.
A escolha do tema é negociada com as crianças que começam por criar a história base do filme.
Ao longo do ano letivo, as crianças experienciarão vários papéis, desde argumentistas, atores e técnicos, passando pelas várias fases de desenvolvimento de um filme, desde a construção do guião, até à sua produção, realização e pós-produção.
Esta modalidade tem por objetivo despertar o corpo para o movimento como meio de expressão e de comunicação. Ao longo das aulas pretende-se dar a conhecer, experimentando, as diversas linguagens da música, vários tipos de Dança (Hip Hop, Criativo, Contemporâneo, etc) utilizando o corpo como um instrumento criativo através de coreografias, onde a coordenação motora combina com o ritmo, musicalidade e a individualidade de cada aluno.
A dança criativa é uma atividade que alia o teatro e a dança como principais formas de expressão.
VOLEIBOL/ FUTEBOL/ RÂGUEBI/ TÉNIS/BASQUETEBOL
As atividades físicas desportivas contribuem para a formação das crianças e jovens, ao serem um espaço de formação por excelência, promotor da autoafirmação e da autossuperação. Promovem a autonomia, o sentido de cooperação e de entreajuda entre colegas.
É uma modalidade de formação gímnica, que aumenta e melhora as capacidades motoras desenvolvidas na disciplina curricular da Educação Física. Tem como objetivo aumentar o gosto pela prática gímnica, procurando uma motivação dos alunos para a prática através do êxito na execução. Como modalidade de grupo, pretende também fomentar a cooperação e o espírito de equipa. As aulas são compostas por exercícios no solo, no mini trampolim e no tumbling.
As aulas de inglês são uma preparação para o Cambridge English Qualifications.
As nossas certificações para idade escolar oferecem uma base sólida e um quadro de aprendizagem que ajuda as crianças e os adolescentes a ganhar confiança e a melhorar as suas competências na língua inglesa, tendo em conta os diferentes ritmos de aprendizagens.
As certificações Cambridge English são concebidas para que, em cada etapa, o aluno amplie as competências desenvolvidas no nível anterior de modo a criar um percurso de aprendizagem eficaz.
Nesta atividade os alunos irão desenvolver competências nas áreas da eletrónica, animação, robótica, design, programação e prototipagem. Trata-se de um programa educativo que apela ao espírito criativo de cada um dos alunos.
A prática deste desporto de combate promove o desenvolvimento de competências e valores como o respeito pelo próximo, o autocontrolo, a confiança, a amizade e a perseverança. A aprendizagem do judo ocorre através de formas jogadas e de exercícios baseados nas aquisições motoras fundamentais para cada faixa etária.
Pretende-se, deste modo, promover a aquisição e a integração coordenada de ações motoras simples como agarrar, puxar e empurrar com e sem oposição, desenvolvendo o equilíbrio dinâmico, a lateralidade e a coordenação motora, assim como as capacidades físicas condicionais. Com uma complexidade progressiva, são introduzidas as técnicas de queda, projeção e imobilização específicas da modalidade.
O ensino do Karaté privilegia exercícios lúdicos que garantem a formação adequada de base de todas as capacidades condicionais e coordenativas na idade infanto-juvenil. Procura maximizar o auto controlo, a atenção, a força, a velocidade e a coordenação motora; o maior objetivo é aliar a vertente motora com a integração harmoniosa entre o “eu”, os “outros” e o “desconhecido”.
A Escola de Música – ACC propõe a estrutura de programa ao ritmo do aluno. São desenvolvidos os conteúdos e as competências praticadas pelas escolas de música oficiais, sem nivelamento de graus. É contudo possível afirmar em cada caso, a que grau ou no mínimo a que ciclo de aprendizagem (iniciação; básico; secundário) corresponde o trabalho desenvolvido pelos alunos. Propomo-nos iniciar e acompanhar alunos e famílias ao longo dum processo de aprendizagem, até onde e quando entenderem por bem.
INSTRUMENTOS
Piano, bateria, guitarra, saxofone, flauta transversal, trompete, clarinete, violino, viola-d’arco, violoncelo e voz.
As aulas são individuais e de frequência semanal. Duram 30’ para as crianças até ao 2ºano de escolaridade e 30’ ou 55’ a partir do 3ºano.
Os alunos que frequentam uma classe de instrumento na Escola de Música CPA podem, complementarmente, inscrever-se numa das seguintes Classe de Conjunto: Ensembles de Guitarra, Sopros, Cordas e Combo.
Outras informações disponíveis nas Normas da Escola de Música.
A ACC triatlo é uma atividade que potencia a prática de três modalidades distintas, a natação, o atletismo e o ciclismo. Destinado aos alunos que querem praticar uma atividade desafiadora e completa, podendo ter não só a componente prática semanal mas também a componente da competição.
Desafia-te e vem experimentar!
Para informação adicional, dirija-se à Secretaria ou contacte-nos por telefone (211 572 640) ou através do e-mail acc@colegiopedroarrupe.pt