Atividades de Complemento Curricular

19/07/2024
Para o ano letivo de 2024/2025.
  • 1. ATIVIDADES AQUÁTICAS/PISCINA
    Atividade orientada para alunos a partir dos 4 anos de idade, organizadas por classes em função do nível de aprendizagem e da idade; tem como objetivo proporcionar uma formação integral, motivadora e multilateral.
    • AMA (Adaptação ao Meio Aquático): pretende-se desenvolver as 5 componentes básicas da Natação – equilíbrio, imersão, respiração, propulsão e saltos, e ainda promover a iniciação às técnicas de crol e costas; a AMA será desenvolvida através de progressões pedagógicas com uma vertente lúdica acentuada.
       
    • NATAÇÃO: pretende-se promover a aprendizagem, aperfeiçoamento e estabilização das quatro técnicas de nado da Natação Pura, partidas e viragens; desenvolvimento das capacidades motoras coordenativas e condicionais; adaptação à profundidade e incentivar o gosto pela prática desportiva.
       
  • 2. CINEMA
    A ACC cinema pretende promover o desenvolvimento social, intelectual, psicomotor e emocional das crianças, encorajando a sua criatividade e motivação intrínseca.

    As atividades associadas à criação de um filme são fortemente integradoras, convocando as dimensões da palavra, do movimento e da plástica, tornando-se por isso cenário privilegiado de aprendizagens e de desenvolvimento de competências fundamentais como a colaboração, comunicação, criatividade e o pensamento crítico.

    As crianças serão desafiadas a criar e desenvolver um filme, percorrendo todas as etapas da sua criação técnica e artística.

    A escolha do tema é negociada com as crianças que começam por criar a história base do filme.

    Ao longo do ano letivo, as crianças experienciarão vários papéis, desde argumentistas, atores e técnicos, passando pelas várias fases de desenvolvimento de um filme, desde a construção do guião, até à sua produção, realização e pós-produção.
  • 3. DANÇA
    Esta modalidade tem por objetivo despertar o corpo para o movimento como meio de expressão e de comunicação. Ao longo das aulas pretende-se dar a conhecer, experimentando, as diversas linguagens da música, vários tipos de Dança (Hip Hop, Criativo, Contemporâneo, etc) utilizando o corpo como um instrumento criativo através de coreografias, onde a coordenação motora combina com o ritmo, musicalidade e a individualidade de cada aluno.
  • 4. DANÇA CRIATIVA
    A dança criativa é uma atividade que alia o teatro e a dança como principal forma de expressão. Através de um conjunto de exercícios de expressão motora e de práticas teatrais, experimentam-se jogos/exercícios técnicos e lúdicos adequados a cada faixa etária, que permitem desenvolver a imaginação, a criatividade, a improvisação, a linguagem verbal e corporal, a musicalidade, a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, a postura, a agilidade, a noção espacial, a disciplina, a autoconfiança e a segurança no grupo.

    Trabalha-se a capacidade de trabalho da mente e do corpo como um todo e nas suas partes, o movimento individual e a dinâmica de grupo, tendo em conta o espaço e o tempo. Os alunos ganham mais consciência da sua imagem corporal, através de exercícios motores, de experimentação e de improvisação, ficando desta forma com mais segurança nas suas capacidades.
     
  • 5. DESPORTOS
    VOLEIBOL/ FUTEBOL/ RÂGUEBI/ TÉNIS/BASQUETEBOL: a atividade física desportiva contribui para a formação das crianças e jovens, ao serem um espaço de formação, por excelência, promotor da autoafirmação e da autossuperação. Promovem a autonomia, o sentido de cooperação e de entreajuda entre colegas.
     
  • 6. GINÁSTICA/ TEAMGYM
    É uma modalidade de formação gímnica, que aumenta e melhora as capacidades motoras desenvolvidas na disciplina curricular da Educação Física. Tem como objetivo aumentar o gosto pela prática gímnica, procurando uma motivação dos alunos para a prática através do êxito na execução. Como modalidade de grupo, pretende também fomentar a cooperação e o espírito de equipa. As aulas são compostas por exercícios no solo, no mini trampolim e no tumbling.
     
  • 7. INGLÊS
    As aulas de inglês são uma preparação para o Cambridge English Qualifications.

    As nossas certificações para idade escolar oferecem uma base sólida e um quadro de aprendizagem que ajuda as crianças e os adolescentes a ganhar confiança e a melhorar as suas competências na língua inglesa, tendo em conta os diferentes ritmos de aprendizagens.

    As certificações Cambridge English são concebidas para que, em cada etapa, o aluno amplie as competências desenvolvidas no nível anterior de modo a criar um percurso de aprendizagem eficaz.

    - An English Adventure:Com An English Adventure, todos os momentos de aula irão promover a criatividade, interação social, novas descobertas e desafios, onde a língua inglesa será desenvolvida num ambiente divertido e estimulante. A aprendizagem é feita através de jogos e atividades para todas as crianças, com estímulos diversificados e pensados para alunos de 5 anos, sempre com o intuito de conhecerem de uma forma gradual e natural a língua inglesa.
    - Pre Starters: Transmite aos alunos mais novos as competências para compreender o inglês básico na internet, em livros, canções, televisão e cinema.
    - Pre A1 - Starters: Ajuda os alunos mais novos a compreender instruções básicas e a participar em conversas simples.
    - A1 - Movers: Permite que os alunos produzam e compreendam conteúdos escritos muito básicos em inglês e comuniquem utilizando uma linguagem simples.
    - A2 - Key for Schools: Demonstra que os alunos já dominam as bases do inglês falado e escrito, conseguem compreender informação factual e exprimir opiniões e estados de espírito.
    - B1 - Preliminary for Schools: Permite aos alunos adquirir competências para comunicar em inglês de forma eficaz. Será uma ótima preparação para o futuro académico.
    - B2 - First for Schools: Atesta que os alunos têm a fluência e as competências necessárias para frequentar um curso universitário em inglês ou em contexto profissional.
    - C1 - Advanced: É uma certificação de nível avançado, que demonstra que tem as competências linguísticas procuradas por empresas e universidades, sendo a certificação ideal para o contexto académico ou profissional.
    - C2 - Proficiency: Esta é a certificação de nível mais elevado e prova que possui um domínio excecional do inglês. É a certificação de nível mais avançado, prova de uma elevada competência linguística.
  • 8. INVENTORS
    Nesta atividade os alunos irão desenvolver competências nas áreas da eletrónica, animação, robótica, design, programação e prototipagem. Trata-se de um programa educativo que apela ao espírito criativo de cada um dos alunos.
  • 9. JUDO
    A prática deste desporto de combate promove o desenvolvimento de competências e valores como o respeito pelo próximo, o autocontrolo, a confiança, a amizade e a perseverança. A aprendizagem do judo ocorre através de formas jogadas e de exercícios baseados nas aquisições motoras fundamentais para cada faixa etária.

    Pretende-se, deste modo, promover a aquisição e a integração coordenada de ações motoras simples como agarrar, puxar e empurrar com e sem oposição, desenvolvendo o equilíbrio dinâmico, a lateralidade e a coordenação motora, assim como as capacidades físicas condicionais. Com uma complexidade progressiva, são introduzidas as técnicas de queda, projeção e imobilização específicas da modalidade.
     
  • 10. KARATÉ
    O ensino do Karaté privilegia exercícios lúdicos que garantem a formação adequada de base de todas as capacidades condicionais e coordenativas na idade infanto-juvenil. Procura maximizar o auto controlo, a atenção, a força, a velocidade e a coordenação motora; o maior objetivo é aliar a vertente motora com a integração harmoniosa entre o “eu”, os “outros” e o “desconhecido”.
     
  • 11. MÚSICA
    A Escola de Música – ACC mantém a estrutura de programa ao ritmo do aluno. São desenvolvidos os conteúdos e as competências praticadas pelas escolas de música oficiais, sem nivelamento de graus. É contudo possível afirmar em cada caso, a que grau ou no mínimo a que ciclo de aprendizagem (iniciação; básico; secundário) corresponde o trabalho desenvolvido pelos alunos junto dos respetivos professores. Propomo-nos iniciar e acompanhar alunos e famílias ao longo dum processo de aprendizagem, até onde e quando entenderem bem.

    Instrumentos: piano, bateria, guitarra, saxofone, flauta transversal, trompete, clarinete, violino, viola-d’arco, violoncelo e voz.

    As aulas são individuais uma vez por semana de 30’ para as crianças até ao 2ºano de escolaridade e de 30’ ou de 55’ a partir do 3ºano.

    Os alunos que frequentam uma classe de instrumento na Escola de Música CPA podem, complementarmente, inscrever-se numa Classe de Conjunto, tais como, a Ensembles de Guitarra, sopros, cordas e combo. Outras informações disponíveis nas Normas da Escola de Música.
     
  • 12. TRIATLO
    A ACC triatlo é uma atividade que potencia a prática de três modalidades distintas, a natação, o atletismo e o ciclismo. Destinado aos alunos que querem praticar uma atividade desafiadora e completa, podendo ter não só a componente prática semanal mas também a componente da competição.
    Desafia-te e vem experimentar!
     

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES

» Consulte os Preços e Horários

» Preçário da Escola de Música

Regras de funcionamento


OBJETIVOS E FINALIDADES

» As ACC como pilar da Pedagogia Inaciana

Para qualquer informação, dirija-se à Secretaria ou contacte-nos por telefone (211572640) ou por e-mail (acc@colegiopedroarrupe.pt).