Quaresma 2023

28/02/2023
Vamos facilitar?

Ao longo destes 12 anos de vida do Colégio Pedro Arrupe, temos atravessado diversos momentos históricos que marcam o mundo e o nosso país. Não fomos passando ao lado de nenhum deles, procurando trazer estas realidades para dentro da escola, desde os incêndios que marcaram o nosso país em 2017, até à pandemia, e às vagas de refugiados que foram chegando… Este lastro histórico marca-nos e certamente não se esgota nestas etapas. Mas tanto no «grande» como no «pequeno», no «global» ou no «local», reparamos como em todos os momentos cada um de nós foi desafiado a facilitar. Aqui, facilitar, não significa facilitismo como sinónimo de mediocridade, irresponsabilidade, falta de compromisso. Na nossa lógica, facilitar significa não ser força de bloqueio, não criar argumentos para adiar o apoio a uma comunidade ou uma nação, no fundo, «não complicar» o que pode ser facilitado. E este olhar inspira-nos para este momento que agora vivemos em 2023, a caminho da Páscoa: a Quaresma.

Neste tempo especial do ano, a Igreja propõe-nos olhar para o modo como vivemos e dispormo-nos à conversão, isto é, desenvolver um coração mais alegre e desejar vidas mais felizes e ligadas ao essencial. Às vezes, viver a Quaresma não é fácil. Talvez porque encolhemos o nosso coração, procurando criticar em vez de acolher, cobiçar em vez partilhar, pôr o nosso interesse sempre à frente de tudo… por isso Vamos facilitar?

No Advento que passou, propusemos buscar a Paz que Jesus nos traz. Agora propomos viver a Quaresma imitando Jesus como facilitadores da vida. Como Jesus, podemos facilitar a vida dos que vivem na solidão, acompanhando-os; facilitar a vida dos que estão tristes, trazendo-lhes alegria; facilitar a vida dos que são frágeis, auxiliando-os; facilitar a vida dos que são pobres, partilhando da nossa riqueza, por mais pequena que seja. Em vez de focados nos jejuns que achamos devíamos fazer, concentremo-nos naquilo em que podemos servir, no fundo, facilitar. Fazer «jejum» das minhas complicações pode ser a grande estratégia para facilitar a Vida e, assim, abrir os olhos, estar atento e procurar ordenar um pouco a nossa vida para facilitar, sem ideias de grandezas, aqueles que estão à nossa volta. A este serviço tão importante chamamos esmola, algo tão central à Quaresma. E pode ser que, contemplando mais os outros, se torne mais fácil, até mesmo natural, jejuar de alguma coisa que está a mais na nossa vida.

Para ajudar a viver esta proposta de sermos facilitadores na vida dos que nos rodeiam, queremos lançar-vos a todos um desafio de Quaresma!

A Fundação Santa Rafaela Maria, que tão bem vamos conhecendo, pediu-nos ajuda alimentar para as famílias do Bairro da Fonte da Prata: leite, massas/arroz, azeite/óleo, enlatados e bolachas e cereais. Ao longo de 5 semanas, irão encontrar os nossos alunos de 6º ano a divulgar esta campanha que os move, de modo galvanizante, o seu coração. Saiba mais aqui.

Vamos facilitar?
A Pastoral e Capelania

Para viver melhor a Quaresma no CPA:

  • Missa na capela, 8h15 - 28 de fevereiro e 21 de março
  • Tempo + | Pré-Escolar, 9h - 27 de fevereiro
  • Tempo + | 1º Ciclo, 8h30 - 28 de fevereiro a 22 de março
  • Tempo + | 2º Ciclo, 8h15 - datas a anunciar