Quarentena que é uma maratona

16/03/2020
Propostas para a gestão do tempo em casa com a família.

A Companhia de Jesus em Portugal reagiu rapidamente ao cenário de pandemia que alastra também pelo nosso país. Muitas propostas para a gestão do tempo em casa com a família têm sido lançadas no site dos jesuítas https://pontosj.pt/.

A par desta informação útil, também é verdade que muitas “stories” do Instagram, publicações de mães, de pais, de diferentes pessoas nas redes sociais vão mostrando o dia a dia do seu trabalho a partir de casa bem como da gestão do seu tempo com os filhos. Às vezes, nem tudo será cor-de-rosa e fácil como naquele fragmento do dia quer fazer parecer.

Sabemos que não é fácil. Cozinhar, limpar, trabalhar, lazer em família, criar as condições para os filhos “irem à escola”, gerir os ritmos das diferentes idades, interesses e ainda ter algum tempo em casal depois dos miúdos adormecerem parece ser toda uma tarefa diária para a qual ninguém estava preparado. E ainda estamos só num início de algo cujo fim ainda é uma incógnita. Incerteza ao rubro!

Curiosamente, todos desejávamos abrandar o ritmo, ter tempo para a família, para as pessoas que nos são mais queridas… mas não esperávamos que fosse desta forma.

Por isso, enviamos algumas propostas de estratégias para gerir da melhor maneira possível o tempo e encontrar a motivação para este momento que vivemos:

  • Um vídeo dos nossos professores do CPA, motivando-nos para este tempo a sermos todos Agentes de Saúde Pública:

  • Um conjunto de propostas dos jesuítas para este tempo: desde playlist de músicos, passando por leituras, até às conversas espirituais com um padre jesuíta.

https://pontosj.pt/especial/isto-vai-ser-uma-maratona/

Vamos falando entre nós, aproveitemos para sabermos uns dos outros, para ligar a quem faz anos e… stay safe!

Até já,
A Pastoral