O que é que isto tem a ver comigo?

15/05/2024
O novo Roteiro do 5º ano chegou de uma forma surpreendente.

A paisagem alterou-se no corredor do 5ºano para “detonar” o Roteiro "O que é que isto tem a ver comigo?".

O corredor transformou-se num labirinto verde, com árvores e arbustos, e povoou-se com coelhos, galinhas e uma cabrinha.

A meio da manhã, os alunos voltaram a ser surpreendidos, a selva estava reduzida a menos de metade, tinha sido substituída por lixo, por um cenário de desolação com tons cinzentos e tristes.

De forma espontânea, e antes do regresso no final do dia a casa, os alunos foram assumindo a iniciativa de limpar e arrumar, separaram o lixo, varreram o chão, …em menos de nada o espaço recuperou a ordem desejada.

As experiências vividas foram sendo a referência a muitas reflexões ao longo do roteiro. Sem essa possibilidade, as aprendizagens concretizadas teriam tido menos impacto e significado.
Por tudo isso, apresentamos o nosso agradecimento pela colaboração e parceria já de há vários anos ao Horto do Campo Grande pela ajuda na montagem do cenário que despertou e motivou os alunos do 5º ano para o estudo das plantas, a importância da biodiversidade e o cuidado com o meio que nos rodeia.