Aluno do CPA nas Olimpíadas Internacionais de Física

17/07/2019
Equipa portuguesa, que integrou o aluno Vicente Conde Mendes (12ºA3), regressou a Portugal com três menções honrosas.

As Olimpíadas Internacionais de Física decorreram em Tel Aviv, Israel, de 6 a 15 de julho.

Participaram nesta competição 363 estudantes finalistas do ensino secundário de 78 países diferentes. Esta Olimpíada, que vai já na quinquagésima edição, é uma competição anual onde jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames (um teórico e um experimental). O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação. O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto dos dois testes, foi um estudante da República Popular da China, Xiangkai Sun.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e da Ciência, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

A equipa portuguesa era constituída pelos alunos André Gomes (E.S. Antero de Quental, Ponta Delgada), José Filipe Afonso (E.S. Nuno Álvares, Castelo Branco), Marco Ribeiro (Externato Delfim Ferreira, Riba de Ave), Nuno Carneiro (E.S. Santa Maria Maior, Viana do Castelo) e Vicente Mendes (Colégio Pedro Arrupe, Lisboa).

Parabéns à equipa portuguesa!

Olimpíadas da Física