Atividades de Complemento Curricular

01/08/2019
Para o ano letivo de 2019/2020.
  • 1. ATIVIDADES AQUÁTICAS/PISCINA
    Atividade orientada para alunos a partir dos 4 anos de idade, organizadas por classes em função do nível de aprendizagem e da idade; tem como objetivo proporcionar uma formação integral, motivadora e multilateral.
    • AMA (Adaptação ao Meio Aquático): pretende-se desenvolver as 5 componentes básicas da Natação – equilíbrio, imersão, respiração, propulsão e saltos, e ainda promover a iniciação às técnicas de crol e costas; a AMA será desenvolvida através de progressões pedagógicas com uma vertente lúdica acentuada.
       
    • NATAÇÃO: pretende-se promover a aprendizagem, aperfeiçoamento e estabilização das quatro técnicas de nado da Natação Pura, partidas e viragens; desenvolvimento das capacidades motoras coordenativas e condicionais; adaptação à profundidade e incentivar o gosto pela prática desportiva.
       
  • 2. DESPORTOS
    VOLEIBOL/ FUTEBOL/ RÂGUEBI/ TÉNIS: a atividade física desportiva contribui para a formação das crianças e jovens, ao serem um espaço de formação, por excelência, promotor da autoafirmação e da autossuperação. Promovem a autonomia, o sentido de cooperação e de entreajuda entre colegas.
     
  • 3. DANÇA CRIATIVA
    A dança criativa é uma atividade que alia o teatro e a dança como principal forma de expressão. Através de um conjunto de exercícios de expressão motora e de práticas teatrais, experimentam-se jogos/exercícios técnicos e lúdicos adequados a cada faixa etária, que permitem desenvolver a imaginação, a criatividade, a improvisação, a linguagem verbal e corporal, a musicalidade, a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, a postura, a agilidade, a noção espacial, a disciplina, a autoconfiança e a segurança no grupo.

    Trabalha-se a capacidade de trabalho da mente e do corpo como um todo e nas suas partes, o movimento individual e a dinâmica de grupo, tendo em conta o espaço e o tempo. Os alunos ganham mais consciência da sua imagem corporal, através de exercícios motores, de experimentação e de improvisação, ficando desta forma com mais segurança nas suas capacidades.
     
  • 4. GINÁSTICA/ TEAMGYM
    É uma modalidade de formação gímnica, que aumenta e melhora as capacidades motoras desenvolvidas na disciplina curricular da Educação Física. Tem como objetivo aumentar o gosto pela prática gímnica, procurando uma motivação dos alunos para a prática através do êxito na execução. Como modalidade de grupo, pretende também fomentar a cooperação e o espírito de equipa. As aulas são compostas por exercícios no solo, no mini trampolim e no tumbling.
     
  • 5. JUDO
    A prática deste desporto de combate promove o desenvolvimento de competências e valores como o respeito pelo próximo, o autocontrolo, a confiança, a amizade e a perseverança. A aprendizagem do judo ocorre através de formas jogadas e de exercícios baseados nas aquisições motoras fundamentais para cada faixa etária.

    Pretende-se, deste modo, promover a aquisição e a integração coordenada de ações motoras simples como agarrar, puxar e empurrar com e sem oposição, desenvolvendo o equilíbrio dinâmico, a lateralidade e a coordenação motora, assim como as capacidades físicas condicionais. Com uma complexidade progressiva, são introduzidas as técnicas de queda, projeção e imobilização específicas da modalidade.
     
  • 6. KARATÉ
    O ensino do Karaté privilegia exercícios lúdicos que garantem a formação adequada de base de todas as capacidades condicionais e coordenativas na idade infanto-juvenil. Procura maximizar o auto controlo, a atenção, a força, a velocidade e a coordenação motora; o maior objetivo é aliar a vertente motora com a integração harmoniosa entre o “eu”, os “outros” e o “desconhecido”.
     
  • 7. TEATRO
    O teatro é um instrumento único e imprescindível no que diz respeito à exploração e desenvolvimento da criatividade, imaginação e espontaneidade; a partir do “jogo” e do “brincar ao faz de conta” com a vida, pretende-se ajudar o aluno a crescer, de forma completa e integrada, desenvolvendo capacidades, como a concentração, a desinibição, a comunicação, a autoestima e o relacionamento interpessoal.
     
  • 8. MÚSICA
    A Escola de Música – ACC mantém a estrutura de programa ao ritmo do aluno. São desenvolvidos os conteúdos e as competências praticadas pelas escolas de música oficiais, sem nivelamento de graus. É contudo possível afirmar em cada caso a que grau ou no mínimo a que ciclo de aprendizagem (iniciação; básico; secundário) corresponde o trabalho desenvolvido pelos alunos junto dos respetivos professores. Propomo-nos iniciar e acompanhar alunos e famílias ao longo dum processo de aprendizagem, até onde e quando entenderem bem.

    Instrumentos: piano, guitarra, saxofone, violino, viola-d’arco, violoncelo, percussão, clarinete.
     
  • 9. HIP HOP
    Esta modalidade tem por objetivo despertar o corpo para o movimento como meio de expressão e de comunicação. Ao longo das aulas pretende-se dar a conhecer, experimentando, as diversas linguagens do Hip Hop através de coreografias, onde a coordenação motora combina com o ritmo, musicalidade e a individualidade de cada aluno.
  • 10. INVENTORS
    Nesta atividade os alunos irão desenvolver competências nas áreas da eletrónica, animação, robótica, design, programação e prototipagem. Trata-se de um programa educativo que apela ao espírito criativo de cada um dos alunos.
  • 11. CINEMA - novidade
    Nesta atividade, os alunos desenvolvem e trabalham na rodagem de um filme, percorrendo todas as etapas da sua criação, a nível técnico e artístico. Ao longo do ano letivo, os alunos vivenciam vários papéis, desde argumentistas, atores e técnicos, passando pelas várias fases de desenvolvimento de um filme, desde a construção do guião, até à sua produção, realização e pós-edição.
  • 12. AULAS DE INGLÊS
    As aulas de inglês são uma preparação para o Cambridge English Qualifications.

    As certificações Cambridge English são concebidas para que, em cada etapa, o aluno amplie as competências desenvolvidas no nível anterior de modo a criar um percurso de aprendizagem eficaz.

    - Iniciação - Pre Starters: Transmite aos alunos mais novos as competências para compreender o inglês básico na internet, em livros, canções, televisão e cinema.
    - Pre A1 - Starters: Ajuda os alunos mais novos a compreender instruções básicas e a participar em conversas simples.
    - A1 - Movers: Permite que os alunos produzam e compreendam conteúdos escritos muito básicos em inglês e comuniquem utilizando uma linguagem simples.
    - A2 - Key for Schools: Demonstra que os alunos já dominam as bases do inglês falado e escrito, conseguem compreender informação factual e exprimir opiniões e estados de espírito.
    - B1 - Preliminary for Schools: Permite aos alunos adquirir competências para comunicar em inglês de forma eficaz. Será uma ótima preparação para o futuro académico.
    - B2 - First for Schools: Atesta que os alunos têm a fluência e as competências necessárias para frequentar um curso universitário em inglês ou em contexto profissional.


OBJETIVOS E FINALIDADES

» As ACC como pilar da Pedagogia Inaciana

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES

» Consulte os Preços e Horários

Regras de funcionamento

» Consulte as Normas de Funcionamento