Metodologia MOrE

MOrE (Metodologia de Orientação Educativa)

Inspirados pela atualidade da Pedagogia Inaciana, temo-nos dedicado a aprofundar e a atualizar as nossas opções pedagógico-didáticas. Neste momento, mais do que uma escola que ensina bem os seus alunos, podemos dizer que nos transformamos numa comunidade de aprendizagem, capaz de gerar e de partilhar conhecimento, um espaço onde os alunos aprendem aquilo que lhes será essencial para amanhã. O que quer que venham a ser exigirá da sua parte boas competências de trabalho em rede e sobre uma base tecnológica, pensamento crítico e criativo e compromisso na participação em projetos interdisciplinares, servida por boas competências de comunicação.

Para isso, reorganizamos os objetivos de aprendizagem, arriscamos transformar as salas e os tempos de trabalho, juntamos professores e alunos em grupos flexíveis de trabalho, e abrimos espaço para que os professores se dediquem, em equipa pedagógica, àquilo que é a sua função principal: proporcionar o melhor desenvolvimento de cada um dos alunos, em todos os aspetos e em todas as dimensões da pessoa humana.

• PROJETO EDUCATIVO
    O CPA institui-se como uma escola de fronteira, capaz de responder aos principais desafios do nosso tempo, na alvorada do século XXI

O Colégio Pedro Arrupe quer ajudar a fazer desabrochar a personalidade única de cada aluno, segundo um ideal de formação integral e um equilibrado desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual. Deseja formar homens e mulheres que se distingam pela preparação intelectual e o saber, mas ainda mais pelo ser, um ser feito de conhecimento e aceitação pessoal, reconhecimento dos dons próprios e responsabilização por fazê-los render ao serviço dos outros.

Tomamos como nossos os desígnios de Pedro Arrupe, com os quais queremos marcar a vida dos nossos alunos, dando-lhes as ferramentas para que sejam protagonistas competentes e conscientes na construção de um mundo mais justo. Neste sentido, pôr o aluno no centro do processo educativo não se esgota num anúncio formal, mas constitui-se como o foco de uma visão com implicações nas dimensões organizativas, metodológicas, didáticas e pedagógicas da escola e do trabalho do professor.

A escola que queremos para o futuro é aquela que responde às mais profundas inquietações e desejos do ser humano, na sua busca de respostas para a existência.

Totalmente alinhados com a pedagogia e a espiritualidade inacianas, encaramos a educação como uma viagem interior, onde o saber e o saber fazer são indissociáveis de aprender a ser. A ser “mais”, à maneira de Inácio de Loyola. Partindo da interioridade, de conhecer quem sou e de descobrir e aprofundar o meu lugar no mundo, procurar o encontro respeitoso, solidário e fraterno com o outro, que abre caminho para a relação com Deus, na progressiva descoberta e identificação com a pessoa de Jesus Cristo.

Os princípios que nos orientam assentam em paradigmas que resistiram ao tempo e persistem nos dias de hoje com novas roupagens. A aliança entre os saberes, a educação dos afetos, o sentido social das aprendizagens, a corresponsabilidade pela preservação do planeta, a literacia do Oceano, o pensamento crítico, a cooperação, o valor da liderança e a promoção da justiça, ao serviço dos seres humanos, em particular dos mais desprotegidos, são conceitos basilares, ontem como hoje, e independentes daquilo que o futuro poderá pedir a cada um dos nossos alunos.

Por acreditarmos que a educação é a mais poderosa alavanca de desenvolvimento social, queremos ser um Colégio aberto ao mundo, verdadeiramente inclusivo na aceitação da diversidade, capaz de estabelecer pontes entre diferentes instituições e comunidades, assumindo uma voz ativa no processo de transformação do sistema educativo e da sociedade no seu todo.

» Projeto Educativo - Plano Académico

• CORPO DOCENTE
    Ciclo Profissionais Total por ciclo
    Jardim de Infância 10 Educadoras 25