Pedagogia Inaciana

“Procuramos formar homens e mulheres comprometidos, competentes, conscientes e compassivos, capazes de trabalhar com e para os outros, em permanente abertura ao mundo.”
Peter-Hans Kolvenbach, sj , Superior-Geral da Companhia de Jesus

Mais do que um método, a Pedagogia Inaciana lança as bases do ensino e aprendizagem de um modo consciente e comprometido de habitar o mundo. Radica numa experiência de crescimento pessoal, espiritual e de serviço aos outros, vivida por Santo Inácio de Loyola (1491-1556) e aplicada hoje numa vasta rede de escolas e universidades em todo o mundo.

» Linhas de orientação educativa

Reconhecendo que a formação humana ultrapassa os limites da escola e se estende para além dos anos de estudo, a Pedagogia Inaciana promove o desenvolvimento integral e duradouro dos seus alunos e professores, nas suas componentes intelectual, emocional, espiritual e relacional.

Concretamente, o modelo pedagógico inaciano integra cinco elementos-chave, que procuram responder às principais questões educacionais do nosso tempo:

Pedagogia Inaciana

» CONTEXTO
O que precisamos de saber sobre os alunos para os ensinarmos bem?

» EXPERIÊNCIA
Qual a melhor maneira de implicar os alunos na aprendizagem?

» REFLEXÃO
Como desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos, para que melhor compreendam aquilo que estudam?

» AÇÃO
Como incentivar os alunos a ir mais além?

» AVALIAÇÃO
Como avaliar o crescimento dos alunos a nível intelectual, relacional e espiritual?