Pedagogia Inaciana

“Se as nossas escolas forem como devem, hão-de viver numa tensão permanente entre o antigo e o moderno, entre um passado confortável e um presente inseguro.”
Pedro Arrupe, sj

Mais do que um método, a Pedagogia Inaciana lança as bases do ensino e aprendizagem de um modo consciente e comprometido de habitar o mundo. Radica numa experiência de crescimento pessoal, espiritual e de serviço aos outros, vivida por Santo Inácio de Loyola (1491-1556) e aplicada hoje numa vasta rede de escolas e universidades em todo o mundo.

A pedagogia inaciana é inspirada pela fé. Porém, quem não partilha essa fé encontra nela uma sabedoria de vida e uma experiência de ação que são válidas hoje como eram há 500 anos. A pedagogia inspirada por Inácio de Loyola é profundamente humana, e por isso universal.
Difícil é encontrar um manual, um curso ou um guia, seguro e infalível, para entender e aplicar esta pedagogia. Se houvesse apenas uma regra, essa seria a de buscar e achar (in Exercícios Espirituais, Inácio de Loyola, 1ª anotação) a melhor maneira de responder ao que é mais urgente, mais necessário e mais universal em cada momento, segundo o contexto em que vivemos.

Apesar desta aparente fluidez, que é desconcertante para quem procura respostas mais seguras, há uma matriz na origem de todas as propostas verdadeiramente inacianas: o respeito pela inalienável liberdade de cada ser humano. Esta é a raiz da atenção a cada um (ou cura personalis) que moldou o ambiente das primeiras escolas jesuítas, traduzida no cuidado pelo ambiente de aprendizagem que se procura promover, no modo como professores e alunos se relacionam, naquilo que se avalia e como se avalia, na forma de suscitar nos alunos o conhecimento e o respeito pelo mundo, a procura da verdade e a luta pela justiça.

Tudo isto deve ser objeto de reflexão pessoal e comunitária, quando pensamos numa escola inaciana, porque, muito mais do que a transmissão de conhecimentos, são estes os fatores que desempenham o papel mais significativo no crescimento e maturação dos alunos.

Para o aprofundamento do tema, os textos e referências indicados podem fornecer pistas úteis e estimulantes, sem qualquer pretensão de esgotar o assunto.
Boa leitura, boa reflexão!

» Linhas de orientação educativa

Reconhecendo que a formação humana ultrapassa os limites da escola e se estende para além dos anos de estudo, a Pedagogia Inaciana promove o desenvolvimento integral e duradouro dos seus alunos e professores, nas suas componentes intelectual, emocional, espiritual e relacional.

Concretamente, o modelo pedagógico inaciano integra cinco elementos-chave, que procuram responder às principais questões educacionais do nosso tempo:

Pedagogia Inaciana

» CONTEXTO
O que precisamos de saber sobre os alunos para os ensinarmos bem?

» EXPERIÊNCIA
Qual a melhor maneira de implicar os alunos na aprendizagem?

» REFLEXÃO
Como desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos, para que melhor compreendam aquilo que estudam?

» AÇÃO
Como incentivar os alunos a ir mais além?

» AVALIAÇÃO
Como avaliar o crescimento dos alunos a nível intelectual, relacional e espiritual?