Fundo Padre Nuno Burguete, sj

O Fundo Padre Nuno Burguete destina-se a apoiar famílias com dificuldades, abrindo aos seus filhos a possibilidade de estudarem no Colégio Pedro Arrupe, na medida do seu mérito e esforço. Procurar-se-á, deste modo, suprir os efeitos discriminatórios da ausência de uma verdadeira liberdade de educação.

O Fundo surge como uma forma de concretizar a atenção aos mais desfavorecidos, marca essencial da atitude de solidariedade e responsabilidade social de todo o programa deste Colégio e tópico central do protocolo que lhe dá origem, firmado entre a empresa titular e a Província Portuguesa da Companhia de Jesus. Sinaliza-se, assim, também, o desejo de fidelidade completa ao legado do Pe. Pedro Arrupe, que fomentou em tudo uma disponibilidade para o serviço aos mais carenciados, movida pela convicção que a expressão da fé é sempre indissociável da promoção da justiça.

O nome do Fundo pretende homenagear a vida e o trabalho do Pe. Nuno Burguete SJ, inspirador primeiro deste projeto dum Colégio para o século XXI e figura proeminente da educação em Portugal.

O Colégio Pedro Arrupe compromete-se a alimentar este Fundo com algumas receitas próprias, mas aceita – e procura ativamente – o contributo de particulares ou entidades que desejem apoiar a prossecução destes mesmos fins. Só assim poderá dar à solidariedade que quer promover a relevância e a visibilidade que a tornam eficaz.

Este fundo é anualmente reforçado pelo CPA graças aos lucros obtidos na Festa das Famílias, atividade com que tradicionalmente se encerra o ano escolar.