Espaços Educativos

Consciente da importância do contexto enquanto facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos, o Colégio Pedro Arrupe preocupa-se com a qualidade dos espaços, dos materiais e das estruturas educativas, o que pressupõe atender ao sentido estético, prático, ambiental, de segurança, de conforto, de organização e de bem-estar como suporte do trabalho curricular dos educadores e professores em benefício último das crianças e dos jovens.

ESPAÇOS EXTERIORES

Num vasto terreno seguro e vedado, controlado por um circuito de videovigilância, o Colégio Pedro Arrupe conta com inúmeros espaços naturais que privilegiam o contacto e fomentam o respeito pelo meio ambiente, favorecendo as interações sociais, a efetiva educação ambiental e as aprendizagens em contexto.

Dos espaços verdes, podemos destacar duas zonas de prado e 3 anfiteatros ao ar livre. Os espaços exteriores destinados ao Pré-escolar e ao 1º e 2º CEB contam ainda com um pequeno pomar e uma horta pedagógica.

Existem campos desportivos para a prática de desportos coletivos, pista de atletismo, campos de ténis e um campo de relvado sintético, com dimensões oficiais, para a prática do futebol ou do râguebi, com balneários.

ESPAÇOS COMUNS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

O revestimento do Piso 0 é feito em tijolo de vidro, protegido por uma pala corrida para sombreamento. O revestimento exterior dos Pisos 1 e 2 é um aglomerado de cortiça - opaco e orgânico, ecológico e português. As coberturas dos edifícios e dos passadiços de interligação entre edifícios são ajardinadas, respeitando o ordenamento territorial e minimizando o impacto ambiental.

A circulação entre os edifícios permite o acesso pedonal a todos os pavilhões e espaços exteriores ao abrigo do sol, do vento e da chuva.

ESPAÇOS INTERIORES

A Sala de aula é o coração da escola. No Colégio Pedro Arrupe dedicámos especial atenção à conceção destes espaços, luminosos e amplos – de 50 m2 (Pré-escolar) a 60m2 (do 1º Ciclo ao secundário) – equipados com os meios tecnológicos necessários a uma aprendizagem rigorosa e inovadora.

Completam a oferta escolar um Refeitório, duas Bibliotecas concebidas para potenciar o gosto pela leitura e o desenvolvimento de atividades lúdico pedagógicas, Laboratórios para as Ciências Experimentais e a Informática, Salas de Artes, Ginásio, apoiado por salas para didática e para atividades gímnicas e de musculação, e Piscina.

Mas a escola é também por definição um espaço de encontro. A Capela proporciona uma experiência concreta de encontro consigo próprio, com Deus e com os outros; o Auditório, com 500 lugares, foi concebido para conferências, celebrações religiosas ou espetáculos de teatro, música e dança.